Como gerar autorização para consignação em folha de pagamento

Veja passo a passo como proceder para autorizar o desconto em folha de pagamento da mensalidade da ASSUFMS.

PASSO A PASSO

IMPORTANTE

Ao realizar a autorização do desconto em folha da ASSUFMS, o servidor ao escolher o tipo de consignação, escolherá a de 30%, não sendo este percentual referente ao valor da mensalidade, mas sim referência ao tipo de consignação, sendo o percentual de 30% o limite permitido para consignação do salário do servido.

O valor não muda, apenas a comodidade e facilidade no pagamento.

ENTENDA:

A margem do crédito consignado é o valor máximo da renda de um trabalhador que pode ser comprometida. Na prática, não é permitido assumir parcela de empréstimo ou descontos que sejam maior que 30% da renda mensal.

O limite dessa margem consignável foi criado para garantir que o fato de adquirir um empréstimo, com parcelas mensais, não vai atrapalhar o orçamento e tirar um valor maior do que o necessário para os gastos básicos e essenciais.

Em 2016, o governo ampliou a margem do consignado dos servidores federais em 5%, autorizando a utilização em pagamento de cartão de crédito, apenas por isso aparecem as duas opções ao autorizar.

LEGISLAÇÃO:

DECRETO Nº 8.690, DE 11 DE MARÇO DE 2016

Dispõe sobre a gestão das consignações em folha de pagamento no âmbito do sistema de gestão de pessoas do Poder Executivo federal.

PORTARIA Nº 110, DE 13 DE ABRIL DE 2016 – Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Estabelece as condições e os procedimentos para o cadastramento de consignatários e a habilitação para o processamento de consignações, o controle da margem consignável, a recepção e o processamento das operações de consignação, a desativação temporária e o descadastramento de consignatários e o registro e o processamento de reclamações de consignados.

Em caso de dúvidas:

Estádio Morenão, Portão 32 – Campus Universitário – Campo Grande /MS

Fone (67) 3387 – 1267 / 3388 – 3558

E-mail: assufms@hotmail.com